Espacios. Vol. 25 (1) 2004

Sugestão de um Modelo de Inteligência Competitiva para Centros de Tecnologia Têxtil: O Caso do SENAI/CETIQT.

Suggestion of a Competitive Intelligence Model for Textile Technology Center in Brazil: The case of SENAI/CETIQT

Marcelo José Pio [1], Ariel Vicentini de S. Martins [2] e Adelaide Antunes[3]


Contenido


RESUMO:
O artigo objetiva sugerir um modelo de Inteligência Competitiva para o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), pertencente ao Serviço Nacional de Ensino e Aprendizagem Industrial (SENAI), o qual está vinculado à Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo como referências alguns modelos de Sistemas de Inteligência Competitiva propostos nas literaturas correntes. O modelo proposto, que é adequado à estrutura funcional de um Centro de Tecnologia como o CETIQT, possibilitará a coleta e análise sistêmica das informações e a sua utilização como base para projetos e tomadas de decisão de curto, médio e longo prazos.

ABSTRACT:
The aim of the article is to suggest a model of Competitive Intelligence System for CETIQT - Center of Technology for the Chemical and Textile Industry , which is part of the National Service for Industrial Apprenticeship (SENAI), that is linked to the National Confederation for the Industry (CNI), as well. It is based on some other existing models of Competitive Intelligence Systems available in current literature. The suggested model will make it possible for us to collect and systemically analyse data as well as its utilization as a basis for projects and decision making actions in short, medium and long run,  being  certainly appropriate to the functional structure of a Center of Technology like CETIQT.


RESUMEN:
El artículo busca sugerir un modelo de Sistema de Inteligencia Competitiva para CETIQT – el Centro de Tecnologia de la Industria Química y Textil, que forma parte del Servicio Nacional para el Apredizaje Industrial (SENAI), el mismo que está vinculado a la Confederación Nacional de la Industria (CNI). El modelo propuesto se basa en algunos otros modelos existentes de Sistemas de Inteligência Competitiva, disponibles en la literatura actual. El modelo sugerido  nos permitirá reunir y analizar sistémicamente los datos así como emplearlos en la elaboración de proyectos y en processos de toma de decisiones para el corto, mediano y el largo plazo. Este modelo es ciertamente apropriado a la estructura funcional de un centro de tecnologia como CETIQT.

I.    Introdução

Haverá dois grandes eventos, no final de 2005, que impactarão o setor têxtil brasileiro. O primeiro será o término do Acordo Têxtil e de Vestuário (ATV), também chamado de Acordo Multifibras, que determina que países desenvolvidos podem estabelecer cotas de importação para artigos têxteis e de vestuário. Este fato obrigará as empresas têxteis a buscarem diferenciais competitivos através de estratégias que visem desde a liderança em custo até a diferenciação para nichos específicos de mercado. O segundo  evento irá impactar não somente o setor têxtil, mas todos os setores industriais do Brasil: será o início da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Para o setor têxtil nacional, a implantação da ALCA poderá criar um cenário novo para as empresas nacionais, o qual será representado pela entrada de empresas têxteis estrangeiras em território nacional, pela necessidade de deslocamento da produção nacional para outros países próximos dos grandes centros consumidores e pelas alianças estratégicas entre empresas e pool de empresas. Neste cenário de maior internacionalização, a busca por vantagens competitivas sustentáveis será fator fundamental para a sobrevivência do setor têxtil nacional.

Todas estas mudanças estruturais de comércio ratificam a necessidade dos atores participantes em utilizar sistemas de inteligência competitiva como uma ferramenta indispensável para a sobrevivência em um ambiente, cada vez mais competitivo. A internacionalização do mercado provocará, provavelmente, mudanças mais rápidas, principalmente com a redução das tarifas comerciais; mas, por outro lado, provavelmente haverá um aumento das barreiras técnicas e ambientais, como forma de equilibrar o mercado e, em certo grau, funcionar como uma compensação dos efeitos da diminuição tarifária.

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), é hoje considerado uma referência para o setor têxtil brasileiro. Sua  responsabilidade é oferecer de serviços (educacionais, tecnológicos, laboratoriais e de mercado) aos diversos atores que compõem o setor têxtil nacional, através do monitoramento das mudanças que estão ocorrendo nos mercados têxteis nacional e internacional, principalmente no que se refere à qualificação da mão-de-obra, ao oferecimento de novas tecnologias e desenvolvimento de novos produtos. No novo cenário que está sendo desenhado no setor têxtil nacional e internacional, é esperada uma nova forma de atuação do SENAI/CETIQT, que focará as seguintes habilidades:

  1. Oferecimento de serviços capazes de agregar mais valor aos produtos;
  2. Formação de profissionais com a qualidade requerida pelo mercado;
  3. Maior aproximação do mercado, para que haja uma reavaliação contínua de sua carteira de produtos e serviços de acordo com as demandas dos clientes;
  4. Manutenção de um relacionamento estreito e constante com os clientes;
  5. Maior sustentabilidade financeira, através da redução dos custos e do aumento da receita, tanto dos serviços educacionais, como dos tecnológicos e de informação;
  6. Implantação de um sistema de gestão com foco em resultados e
  7. Diminuição dos tempos de respostas da instituição ao mercado.

Para atingir os objetivos acima mencionados, o SENAI/CETIQT necessita manter a qualidade dos produtos e serviços atualmente oferecidos e otimizar a busca de novas necessidades de mercado para a geração de novos produtos e serviços. Para tal o centro deve criar e consolidar um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC), para que sua participação nas áreas educacional e de serviços seja aumentada.

[inicio] [siguiente]


Vol. 25 (1) 2004
[Editorial] [Índice]